5ª Copa do Mundo de Sorvete

Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Itália, Marrocos, Suíça e Turquia: 12 países previstos, cada um deles com uma equipe participante. 5 componentes em cada equipe: o Chefe de Equipe, que faz parte do Júri Internacional, o Capitão Gelatiere, o Confeiteiro, o Escultor de Gelo e, como novidade desta edição, o Chef. No total, 60 concorrentes para 4 dias de competição e 1.920 horas de trabalho. 14 Membros do Júri e 2 Comissários de Provas. Estes são os números da quinta edição da Copa do Mundo do Sorvete, no programa da Sigep (Salão Internacional da Sorveteria,  Confeitaria e  Confeitaria Artesanal) de Rimini Fiera, de 21 a 24 de janeiro de 2012. 

No  transcorrer das 4 jornadas de concurso, cada equipe elaborará: taça decorada para serviço em mesa, torta gelada,cuba de venda decorada, cone gelado, entrée (com gelato “gastronômico”), sobremesa gelada no prato sobre o tema “Os frutos da Terra e do Mar”. O júri técnico, formado pelos 12 Chefes de Equipe, um de cada equipe,  presidido pelo Presidente do Júri, Mauro Petrini, assistido pelo Presidente Honorário do Júri 2012, Jean-Claude David, capitão da equipe francesa vencedora da quarta edição (2010), designarão a equipe ganhadora sob a supervisão dos Comissários de Concurso, Sergio Dondoli e Sergio Colalucci. Na terça, 24 de janeiro, acontecerá o Grande Buffet final, no qual serão expostas as esculturas de sorvete, chocolate e gelo, e a entrega de prêmios.

A Copa do Mundo de Sorvete, de caráter bienal, é dirigida aos profissionais da sorveteria, confeitaria e alta gastronomia dos 5 continentes e lhes oferece uma ocasião única de competição e estímulo de seu profissionalismo. Abre novos mercados à sorveteria artesanal de tradição italiana e aos produtos made in Italy.

A Copa do Mundo é um evento de grande visibilidade imediata, que outorga ressonância internacional às novas tendências do setor da sorveteria artesanal. Os protagonistas são os sorveteiros, que junto com outras figuras de elevada profissionalismo e com as empresas do setor, influenciarão as tendências mais qualificadas da alta gastronomia no mundo: é o triunfo do made in Italy.
O Concurso está organizado com base nos princípios de seriedade, profissionalismo e equidade e têm muito presente os novos mercados.
A Copa do Mundo de Sorvete só poderia acontecer na Itália, cuna do “sublime produto”, e em associação com SIGEP, o salão especializado líder do setor que, desde 1979, se dirige a sorveteiros, confeiteiros, chocolateiros e padeiros artesanais de todo o mundo.
 Equipe do Brasil:
FREDERICO JARDIM SAMORA - CAPTAIN GELATIERE
PHILIPPE JACQUES ANDRE SOFIETTI - PASTRY SCULPTURE 
MARCELO BORGES MAGALDI - MASTER CHEF
SANDRO JORGE MOTA DA SILVA - MASTER CHEF & SOMELIER 
EDUARDO DE OLIVEIRA BELTRAME - PASTRY SCULPTURE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEIRO DO VENTO - com palitos de picolé

Nossas Quiches - Sucesso Total!